Guia de Compra para Desumidificador

Desumidificadores são aparelhos feitos para subtrair o excesso de água presente no ar, mantendo o ambiente com a umidade relativa do ar em porcentagens ideais (que é de 40 a 50%), evitando problemas como mofo, fungos, odores, oxidação, ácaros, dentre outros. Desta forma, confira abaixo dicas e sugestões de compras para Desumidificadores.

O que é Umidade Relativa (UR) do ar?

É a quantidade de água existente no ar em relação a quantidade que ele é capaz de reter.

Como funciona o desumidificador?

O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d’água em quantidade variável de acordo com a temperatura. Este vapor entra em contato com a superficie fria de uma serpentina no interior do aparelho e um ventilador conduz o ar úmido através desta superfície fria, transformando o vapor em gotas de água que são recolhidas em seguida a um recipiente instalado em sua parte traseira.

Onde usar o desumidificador?

Esse aparelho é recomendado para todo e qualquer lugar, não havendo restrições.

Como escolher o desumidificador certo?

Para escolher o modelo certo, considere o tamanho do ambiente, os objetos e os materiais a serem protegidos e as características de sua casa ou estabelecimento, bem como sua comodidade. Observe também se a região onde pretende usar o aparelho chega a ter temperaturas ainda mais baixas que as indicadas, principalmente no inverno. Neste caso, utilize um desumidificador equipado com termostato e um dispositivo de degelo automático. Existem desumidificadores que exigem manutenção periódica, como retirar depósitos de água, limpar filtros, etc.

Qual é o principio de funcionamento dos desumidificadores?

Existem basicamente 3 tipos de desumidificadores no mercado:

  • Resistencia elétrica: diminui a umidade do ambiente, aquecendo-o e evaporando-o. É indicado para uso em armarios, closets, quartos, salas, camas, bibliotecas, sapateiras, despensas, barcos, pianos, etc. Não exige manutenção, basta instalar e esquecer.
  • Placa Peltier: retira a umidade em pequenos ambientes(até 40m³) através da condensação da umidade sobre uma placa eletronica. Indicado para armarios e closets. Possui a vantagem de ser silencioso.
  • Compressor: mesmo principio do ar condicionado, há um compressor que resfria placas metálicas e condensa a umidade do ar. A água condensada é armazenada em um recipiente ou drenada. O ar frio retorna para resfriar o compressor onde volta ao ambiente com a mesma temperatura ou um pouco mais quente (1 a 3 graus).

Como usar um desumidificador?

1) Prepare o local, fechando portas e janelas voltadas para o ambiente externo.

2) Abra gavetas, armários, caixas, etc., removendo outros anteparos que possam dificultar a circulação do ar seco ao redor destes locais que sofrem com o impacto da umidade.

3) Ligue o desumidificador, saia da sala e feche a porta. Evite abrir a porta, pois isto diminui o rendimento do processo de desumidificação dos objetos.

Deixe um comentário