Guia de Compras de Ar Condicionado

Ar-condicionado ou Condicionadores de ar são aparelhos eletrodomésticos, responsáveis pelo condicionamento do ar, ou seja, pelos processos de aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem ou ventilação do ar. O Brasil, por apresentar um clima tipicamente tropical, possui dias de intenso calor. Desta forma, se você quer dormir tranquilamente e sem acordar suando, nada melhor do que um ar-condicionado. Ele refresca o ambiente e ajuda a manter uma temperatura agradável no quarto, sala, dentre outros cômodos. Portanto, confira abaixo dicas e sugestões de compras de Ar-condicionado.

Quais são os principais tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado?

Os principais tipos de ar-condicionado são:

  • Ar Condicionado Split
  • Ar Condicionado Portátil
  • Ar Condicionado Automotivo

Quais são as funções de um ar-condicionado?

Geralmente, o ar-condicionado não possui apenas a função de diminuir a temperatura do ambiente. Assim, ele pode apresentar as seguintes funções em conjunto:

  • Aquecimento (inverno);
  • Arrefecimento (verão);
  • Desumidificação (verão);
  • Umidificação (inverno);
  • Renovação (verão e inverno);
  • Filtragem (verão e inverno); e
  • Ventilação do ar (verão e inverno).

Quais são as vantagens e desvantagens de um ar condicionado tradicional (de janela)?

  • Vantagens: é ainda a opção mais em conta disponível no mercado, seja pelo preço do aparelho, seja pelo custo da instalação. Outra vantagem deste tipo de ar condicionado é que ele faz a renovação do ar interno pela troca com o ar externo.
  • Desvantagens: o ar condicionado tradicional (de janela) possui a desvantagem de produzir mais ruído, quando comparado com o do tipo split. Além disso, para ser fixado, precisa de furos e reformas na parede ou janela.

A que devo me atentar antes de realizar a compra de um ar-condicionado?

Primeiramente, você precisa ter em mente o tipo de ar-condicionado que irá ser mais útil para as suas necessidades: um ar-condicionado split? ou um ar-condicionado portátil? pode ser um ar-condicionado comum?. Após responder estas questões, se atente a detalhes, como:

  • Funções do ar condicionado: um ar condicionado pode possuir diversas funções, tanto para o verão quanto para o inverno. Tenha em mente o que você deseja em cada um dos casos e verifique se o modelo escolhido possui estas funções.
  • Controle automático: alguns aparelhos possuem a função de controle automático, que proporciona ao aparelho adaptar-se a todas as variáveis climáticas.
  • Funções como sleep, timer, dentre outras: você não precisa acordar no meio da noite para desligar o ar condicionado e nem precisa acordar novamente para voltar a ligá-lo. Desta forma, você pode programá-lo para ligar e desligar em intervalos regulares. Procure um aparelho com esta função se você costuma sentir muito frio e tem dificuldades de voltar a pegar no sono durante a noite.
  • Preste atenção ao filtro de ar do aparelho, que pode ser anti-bactérias.
  • Se atente ao consumo de energia: procure aparelhos que não gastem muita energia, e dê preferência à aqueles que possuem a função timer ou sleep.

Como saber qual o condicionador de ar ideal para cada ambiente?

Para saber qual o condicionador de ar ideal para cada ambiente, é necessário considerar o tamanho do ambiente e a potência do aparelho, pois de nada adianta um aparelho pequeno para um cômodo grande ou um aparelho grande para um cômodo pequeno. Se o aparelho for escolhido de maneira correta, é possível obter resultados satisfatórios, aliado à economia de energia.

O que é BTU?

British Thermal Units ou BTU é a unidade de medida usada para definir a capacidade térmica dos condicionadores de ar (unidade de energia). Veja abaixo, um exemplo de conversão desta medida:

1 BTU = 252,2 calorias

1 BTU = 1055 joules

A capacidade dos aparelhos deve ser observada no momento da compra, levando-se em conta a área do ambiente a ser resfriado. Além disso, a maioria dos indicadores (da relação Área x BTU) considera a presença de duas pessoas no ambiente. A cada pessoa a mais, deve-se acrescentar 600 BTU/h.

Como é feita a instalação de Ar Condicionado?

Os condicionadores de ar podem ser instalados em janelas ou paredes, de acordo com o tipo e número de janelas. Em um ambiente que possui apenas uma janela, costuma-se instalá-los na parede para que não se “perca” a abertura da janela. Outro fator que favorece a instalação em paredes é o fato das janelas de batente e de grade de madeira não sustentarem os aparelhos.

A instalação de parede requer uma pequena obra. É preciso fazer um buraco na parede e instalar um suporte. Vale a pena lembrar que a instalação em parede de casas de tijolo e alvenaria não é apropriada. Apesar de ser mais trabalhoso, instalar o condicionador de ar em uma parede é mais seguro e torna seu funcionamento mais silencioso e eficiente, pois desse modo haverá menos vazamento de ar.

Qualquer pessoa pode fazer a instalação de um ar condicionado veicular?

Não. É recomendado que a instalação seja feita em lojas de confiança, concessionárias ou lojas especializadas em instalações de ar condicionado automotivo. Isso garante a qualidade do serviço e vida longa para o aparelho.

Qual é o melhor lugar para instalar um ar condicionado?

O local mais recomendado para a instalação de aparelhos de ar condicionado é na janela. Isso porque os aparelhos possuem painéis adequados que selam a passagem de ar e são desenvolvidos para serem colocados no peitoril da janela.

Como deve ser feita a limpeza dos condicionadores de ar?

É recomendado lavar o filtro de espuma que fica na frente do aparelho pelo menos uma vez por mês. Basta retirá-lo, lavar em água corrente, deixar secar e recolocá-lo em seu lugar.

 

Deixe um comentário