Guia de Compras de Cafeteira

A cafeteira é um utensílio culinário que, como o nome indica, foi idealizada para preparar café, sendo ideal para quem está sempre com pressa ou gosta de praticidade e rapidez. Assim, as cafeteiras elétricas caíram no gosto popular tornando-se fundamentais para qualquer escritório e até mesmo em certas residências.

Portanto, confira abaixo dicas e sugestões de compras para Cafeteiras.

Como escolher uma cafeteira?

Há cafeteiras de pequeno, médio e grande porte. Geralmente, a grande serve para escritórios; a média para casais ou pequenas famílias e a pequena é ideal para quem mora sozinho. Você pode considerar, também, algumas características que atendam às suas expectativas e necessidades, como marca, design, cor, preço, capacidade e recursos. Mas o ideal é você ter noção se a capacidade lhe atenderá, pois adquirir uma cafeteira que tem capacidade de 20 xícaras por jarra seria um tanto quanto “desnecessário” para alguém que more sozinho.

O que é o timer programável da Cafeteira?

É um dispositivo que permite a programação automática do início de preparo do café com até 24hs de antecedência. Essa programação facilita a vida daqueles que não podem sair de casa sem um cafezinho. Você poderá programar a cafeteira durante a noite, antes de dormir, para te servir assim que acordar.

Quais são as diferenças das cafeteiras “Expresso”?

Diferente das cafeteiras elétricas tradicionais, as expresso preparam cafés mais encorpados. De origem italiana, o café expresso é coado sob pressão, seja de forma mecânica ou a vapor. A pressão é a responsável pelo impacto que força a água contra o pó, resultando um café forte. Ela funciona com uma bomba de alta pressão, com aproximadamente 15 bar (unidade de pressão atmosférica). Esse tipo de cafeteira geralmente possui caldeira para cafés, capuccinos, chás e pode-se escolher entre café fraco, médio e forte. A rica camada de creme serve para manutenção da temperatura, preservação do aroma e é o sinal mais importante de que o expresso foi bem tirado.

O que devo saber antes de comprar uma cafeteira?

Por ser um equipamento elétrico, você deve se prevenir de alguns problemas que podem acontecer. Procure verificar se a cafeteira de sua escolha é resistente a umidade, por exemplo. Pois, no caso de o líquido transbordar a isolação elétrica fica imune a eventuais choques elétricos. Outro fator é o caso de impacto do aparelho e principalmente da jarra. Esses equipamentos devem estar preparados para sofrerem eventuais quedas e qualquer tipo de choque, a fim de não causar perigo a quem for utilizá-la.

O que é uma cafeteira italiana?

A cafeteira italiana é uma cafeteira de café tradicional, que deixa o café mais denso e aromático. Seu design característico e o seu processo de preparação do café, que é debaixo para cima, bem como a facilidade de uso propiciaram o grande sucesso deste produto em todo mundo.

Para preparar um café neste tipo de cafeteira, é só seguir estes passos:

  • Encha a base com água fria até a válvula de segurança;
  • Coloque a cuba dentro da base já com água;
  • Na hora de colocar o café dentro da cuba não compacte muito o pó. Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira se ocupe de ajeitar o café na cuba. Importante: com pouco pó a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o pó se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno;
  • Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira, pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a cafeteira moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação;
  • A chama deve ter um diâmetro no máximo igual à base da cafeteira, ou o fogo queimará o pó, tornando o café amargo;
  • A tampa da cafeteira deve permanecer aberta para evitar que os gases produzidos prejudiquem o sabor final;
  • Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido, mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água;
  • Lave imediatamente a cafeteira apenas com água.

(Fonte: Magazine Luiza).

Deixe um comentário