Guia de Compras de Coifa e Depurador de Ar

As coifas e os depuradores de ar têm a função de eliminar ou minimizar gordura da cozinha. Além da gordura, são eliminadas a fumaça e os odores indesejados que deixam na cozinha um ambiente pesado, sujo e desagradável. Este tipo de aparelho tem, ainda, a função de melhorar os ambientes e com a grande variedade de modelos, é sempre possível encontrar um que combine com seus outros eletrodomésticos. Portanto, confira abaixo dicas e sugestões de compras de Coifa e Depurador de Ar.

Qual a diferença entre a Coifa e o Depurador de ar?

coifa funciona por um sistema de convecção, ou seja, o ar quente que sobe é eliminado do ambiente através de um captor e um tubo conectado ao lado externo do ambiente. Ou por exaustão forçada, que consiste em ter um motor que força a saída do ar. Já o depurador de ar, trata-se de um filtro de ar, que através de um mecanismo motorizado força o ar a passar por um filtro antes de retorná-lo ao ambiente.

Como é feita a instalação de um Depurador de ar?

Os depuradores são fixados na parede, acima do fogão. Grande parte dos depuradores de ar pode ser utilizada, ainda, como exaustores, dependendo do modo de instalação do produto. No modo de exaustão, o depurador fica ligado através de “dutos” com a parte externa do ambiente, e elimina a gordura e os odores por eles. Já a coifa precisa obrigatoriamente de uma saída de ar para ser instalada.

Como é feita a instalação de uma coifa do tipo ilha?

O primeiro passo para se instalar uma coifa, se for possível, é fazê-lo durante o acabamento da sua cozinha. No entanto, nem sempre isso é possível. Se a sua cozinha já estiver pronta, se atente quanto às possibilidades já existentes de pontos de energia e saída do duto, para não correr o risco de comprar o aparelho e não poder instalá-lo. Verificados estes aspectos, é importante se certificar que a coifa encontra-se em harmonia com as medidas do fogão, a fim de atender todas as bocas em funcionamento. A distância ideal entre as duas peças fica entre 70 e 80cm. O ponto de energia deve ficar no centro da instalação da coifa a 2,20m do piso ou vir pelo forro, por dentro do duto.

Outros aspectos que devem ser levados em consideração é a o local da instalação da coifa. Esta deve ser instalada diretamente na laje e nunca no fosso de gesso ou de madeira, caso contrário estes podem não suportar o peso. Outra observação é que quanto menor o caminho a ser percorrido pelo duto, melhor a eficiência da vazão. Vazão é o volume de vapores e gases retirados do ambiente, medido em m3/h e pode ser calculada, conforme NBR 14518 através de duas fórmulas, adotando-se o resultado de maior valor. A tubulação da coifa também precisa ser bem dimensionada para que a exaustão seja eficiente com o menor nível de ruído. Confira o quadro abaixo da empresa Tuboar.

Como é realizada a manutenção dos Depuradores de Ar?

A maioria dos depuradores de ar são de simples manutenção. Os filtros são laváveis ou fáceis de serem trocados. É importante não esquecer que os modelos com filtros de carvão ativado (para eliminar odores) precisam ser trocados de tempos em tempos.

Quais as dicas para não errar na hora da compra de Coifas ou Depuradores de Ar?

Primeiramente, é importante verificar sempre a voltagem do aparelho, pois existem modelos que não são bi-volts automáticos. Comprar sempre um modelo apropriado ao seu fogão (quatro ou seis bocas), e atenção aos ruídos, já que existem modelos mais silenciosos. Também é importante prestar atenção às lâmpadas, às velocidades, ao design e à cor, para uma boa estética na cozinha, além da funcionalidade.

Quais são os principais tipos de coifas e as principais diferenças entre elas?

Os principais modelos de coifas são:

De acordo com o tipo:

  • Ilha: Esse tipo de coifa é utilizada em ilhas construídas nas cozinhas modernas e são instaladas no teto, logo acima do fogão. Geralmente, são sofisticadas e dão um ar moderno à cozinha, deixando-a mais elegante e bonita.
  • Parede: esse tipo de coifa é o mais tradicional e é o tipo mais fácil para instalar. Isso porque ele é parafusado na parede apenas. Assim como a coifa de ilha, a coifa de parede também deixa o ambiente moderno e bonito.

De acordo com o material:

  • Inox: as coifas de inox pode ser tanto do tipo ilha quanto do tipo de parede, o que as diferenciam das demais é o material. em cozinhas chamadas “hi-tech” esse tipo de coifa é ideal, pois remete a um ambiente mais moderno, com alta tecnologia. Além disso, ela é muito bonita e elegante. A desvantagem é que esse modelo costuma ser mais caro que a convencional.
  • Vidro: assim como as coifas de inox, as coifas de vidro também podem ser utilizadas tato em ilhas quanto na parede. Geralmente, o vidro é apenas um detalhe ornamental da peça, tornando-a ainda mais bonita e elegante. É muito utilizada em cozinhas modernas e que envolvam a praticidade acima de tudo.

Deixe um comentário