Guia de Compras de Fornos a Gás

O surgimento do forno possibilitou um grande avanço na culinária. Através dele, é possível assar, descongelar, secar ou simplesmente aquecer os alimentos. Um bom forno a gás, além de ser mais econômico, é ideal para o preparo de bolos, pães, carnes e muitos outros pratos. E por ser tão importante em qualquer cozinha que se preze, foram desenvolvidos inúmeros modelos, das mais variadas marcas, visando atender as necessidades de todos os seus usuários.

Desta forma, confira abaixo dicas e sugestões de compras para Forno a Gás.

O que deve ser avaliado no momento da compra?

É necessário avaliar, inicialmente, as dimensões e a capacidade do produto. Estes dados possibilitarão que você tome conhecimento do espaço que ele ocupará em sua cozinha e da quantidade de alimentos que poderão ser preparados, garantindo que o forno escolhido atenda às suas necessidades. O material de fabricação também é importante para assegurar maior durabilidade e praticidade na limpeza. E não se esqueça, também, de verificar a voltagem do produto.

Quais características podem ser consideradas como importantes diferenciais entre os modelos?

Existem diversas características que podem servir de base para escolher entre um modelo ou outro. O revestimento interno em material antiaderente é um diferencial importante e que pode facilitar muito, visto que há um grande problema na hora de limpar os fornos fabricados sem este material. Prateleira removível também é um atributo relevante, pela mesma razão, pois podem ser removidas para limpeza. Características como luz interna e porta de vidro permitem a visualização do alimento, o que também pode ser muito útil, evitando que o forno tenha que ser aberto para verificação, o que delonga o aquecimento e o preparo.

Estas e outras especificações devem ser avaliadas, sempre pensando na relação custo e benefício do produto.

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar o forno?

É fundamental ler com atenção as instruções contidas no manual do produto. É importante que o forno seja instalado sobre materiais resistentes ao calor e que permitam o isolamento térmico, como pedra, aço ou fórmica. Além disso, deve ser instalado com um espaço entre a parede e forno, evitando que haja superaquecimento. Ao conectar o botijão, tome cuidado para que não ocorra vazamento. Utilize sempre mangueiras próprias, confeccionadas em plástico PVC e com selo de garantia do INMETRO. Seguindo estas informações, você estará garantindo a sua segurança e a boa utilização do produto.

Quais as medidas de segurança que um bom forno deve apresentar?

A segurança na utilização do forno é fundamental. Por este motivo, devem ser avaliadas uma série de características que irão garantir que o produto escolhido esteja dentro das normas e padrões estabelecidos. Um fator importante é o material utilizado na fabricação da porta, que deve ser vidro duplo ou temperado, pois suportam altas temperaturas, oferecendo total segurança. Os puxadores devem ser antitérmicos, impedindo que haja aquecimento e risco de queimaduras, e o forno deve possuir válvula de segurança. Ao escolher um produto que apresente estas especificações, você estará evitando problemas futuros.

Qual é mais econômico: o forno a gás ou o forno elétrico?

Alguns engenheiros elétricos propõem que ambos os fornos gastam, em média, a mesma quantidade em termos financeiros, perdendo apenas para o microondas, que não perde energia para o meio ambiente como no caso dos fornos tradicionais. Portanto, na hora da compra, escolha aquele que melhor se encaixe em suas necessidades.

Fornos a gás também podem ser embutidos?

Sim. Hoje em dia, com a onda dos cooktops, muitas pessoas estão buscando apenas fornos para serem embutidos logo abaixo dos seus fogões. Isso é muito vantajoso, pois evita que os fogões tenham aqueles pezinhos, que tanto atrapalham na hora da limpeza da cozinha. Muitas marcas e empresas já estão apostando em fornos de embutir, com diversos modelos, cores e potência.

A comida fica melhor quando assada em um forno elétrico ou em um forno a gás?

Não há um consenso que responda essa questão, valendo a opinião pessoal de cada um. Algumas pessoas preferem o forno tradicional, a gás, para preparar seus alimentos. Já outras pessoas acham que o forno elétrico deixa a comida mais saborosa.

Deixe um comentário