Guia de Compras de Sanduicheira e Grill Elétrico

Os grills e as sanduicheiras estão na moda e de fato merecem a fama. Eles são úteis, rápidos e permitem que você coloque em prática toda a sua criatividade na cozinha. Existem grills pequenos, médios, grandes e tamanho família. Eles podem ter superfície lisa ou com ondulações e os formatos variam de acordo com a proposta do grill (prato, chapa ou prensa).

Confira abaixo algumas dicas e sugestões de compras para estes aparelhos.

Quais são os tipos de Grill Elétrico disponíveis no mercado?

Existem diverso tipo de grills disponíveis no mercado, com os mais variados modelos, cores e funções.

Existem grills semelhantes às sanduicheiras, como os aparelhos George Foreman. Na realidade, a função de sanduicheira é de fato possível neste tipo de grill, pois ao fechá-lo pode-se aquecer e prensar os pães.

 

Este modelo redondo é maior e por isso pode ser melhor aproveitado. A superfície ondulada grelha os alimentos sem quimá-los, além de deixar a comida em menor contato com a gordura (há também alguns modelos com chapa lisa). Os tamanhos variam entre pequeno, médio, grande e tamanho família. A borda em material plástico não esquenta, diminuindo os riscos de queimadura e tornando possível levar o aparelho da cozinha para a mesa da sala, por exemplo.

 

Este modelo apresenta duas opções: o grill de prensa e a chapa lisa. É ideal para famílias maiores ou pessoas que desejam preparar mais de um tipo de alimento ao mesmo tempo.

 

Como posso realizar a limpeza do meu grill?

Quando o aparelho estiver em uma temperatura morna, passe uma folha de papel toalha para retirar o excesso de gordura. Depois, passe, com cuidado, uma bucha macia umidecida com detergente neutro. Retire o detergente com a própria esponja ou com um pano úmido. Não utilize esponjas de aço, pois podem riscar e estragar o material anti-aderente.

Quais são as vantagens de preparar alimentos em um grill elétrico?

Uma das grandes vantagens do grill elétrico é o fato de que você não precisa usar óleo para preparar os alimentos. Isso beneficia, e muito, a sua saúde, reduzindo os níveis de colesterol ruim e de obesidade. Outra grande vantagem é que você pode grelhar diversos tipos de alimentos: carnes, legumes, tudo ao mesmo tempo. Há, ainda, a possibilidade de esquentar pizzas e mantê-las quentinhas na mesa.

Com que material devo manusear os alimentos em um grill?

Para que você não risque o seu aparelho e não corra o risco de ingerir elementos maléficos para a saúde, é recomendado o uso de talheres de plástico ou de silicone para manusear os alimentos em um grill. Evite utensílios de metal, inox ou outros que possam danificar o teflon presente na base do aparelho.

Qual é a utilidade de uma sanduicheira?

As sanduicheiras também servem como grill, porém, apresentam dimensões reduzidas. São ótimas para esquentar pães com manteiga, com queijo ou puras. Também podem ser usadas para grelhar pequenos alimentos, como hambúrgueres, pequenas fatias de frango ou legumes. Uma dica importante é seguir atentamente as instruções de limpeza do aparelho para não danificá-lo.

Qual é a diferença entre um grill e uma sanduicheira?

A diferença entre a sanduicheira e o grill é que o grill grelha com um aquecimento compatível à temperatura de ‘grelhagem’ que o alimento em questão necessita, enquanto que a sanduicheira apenas esquenta o suficiente para derreter o queijo do sanduíche, por exemplo. Portanto, alguns alimentos não são recomendados que sejam preparados em sanduicheiras, a não ser que ela também seja grill. Isso porque esses equipamentos não possuem as bandejas para o escoamento de água ou de gordura que os alimentos soltam.

Outra diferença entre os dois é o tamanho. Normalmente, a sanduicheira é menor.

Deixe um comentário